Qual O Lanche Mais Saudável? 15 Opções Para Você Escolher

NOTA: Procurando um alimento realmente saudável, prático e que cabe no seu bolso? Conheça o SuperShake 2S, o nosso alimento completo em nutrientes que demora menos de 1 minuto para preparar, e você pode levar pra onde quiser. Clique aqui.


Quando estamos sem tempo para comer um prato de comida e precisamos fazer um lanchinho, são tantas opções “saudáveis” que dá um nó na cabeça.

Se você não souber diferenciar um lanche saudável de um lanche não saudável, você pode estar envenenando o seu corpo por vários anos sem nem saber.

Mas calma, você não está sozinho. Realmente, com tanta informação contraditória na internet, TV e revistas, é difícil saber o que de fato é saudável e o que não é.

Nesse artigo comparamos 15 lanches, entre barrinhas, iogurte, biscoitos e shakes que podem ser consumidos como um lanche, para você saber qual o lanche mais saudável.

Qual o lanche mais saudável? Os critérios:

Para analisar os alimentos a seguir utilizamos 15 critérios que detalhamos nesse post, para saber se um alimento é saudável ou não. Para cada critério, demos uma nota de 1 a 5 e somamos o resultado total para formar o ranking. O ranking completo com as notas está no final desse post.

Os critérios são:

  1. Quanto mais natural, melhor
  2. Calorias: quantidade e qualidade
  3. Porcentagem de macronutrientes
  4. Proteína: quantidade e qualidade
  5. Gorduras e tipos de gordura
  6. Razão ômega 6 / ômega 3
  7. Fibras
  8. Razão Carboidrato / Fibra
  9. Razão Açúcar / Carboidrato
  10. “Efeito Amendoim”
  11. Deixa Satisfeito?
  12. Índice glicêmico
  13. Carga glicêmica
  14. Micronutrientes: Vitaminas e Minerais
  15. Sódio

Dito isso, vamos começar a lista, do menos saudável para o mais saudável:

#15 Biscoito de maisena

Na nossa lista o biscoito de maisena ficou em último lugar porque ele é feito com alguns ingredientes duvidosos, muito pobre em proteínas, fibras e gorduras de qualidade. Basicamente ele é uma mistura de farinha com gordura vegetal, ou seja, uma escolha nada saudável para um lanchinho.

Biscoito de maisena: nota 2,5 de 10.

#14 Iogurte “protein”

Um dos lanchinhos mais famosos são esses iogurtes com proteína, como a whey protein. Analisamos três tipos desses iogurtes ou bebidas lácteas e o resultado não foi lá essas coisas. Vejamos.

As notas das 3 marcas foram bem parecidas, mas alguns pontos de destaque que percebemos foram:

1) Ingredientes – algumas marcas usam conservantes e ingredientes processados demais. Leia sempre o rótulo.

2) Essas bebidas são muito pobres em vitaminas e minerais, fibras e também em gorduras saudáveis. Lembre-se: gorduras não são vilãs, e esses produtos “zero gordura” não necessariamente são saudáveis.

Mas se seu objetivo é comer um lanchinho mais proteico, sem problemas. Tente escolher uma com menos ingredientes “esquisitos”.

Esta marca foi a pior avaliada por conta dos ingredientes utilizados e pela falta excessiva de gorduras.

Iogurte “protein”: nota 3,3 de 10.

#13 Bebida láctea com proteína

A segunda marca é bem similar à primeira, mas ganhou um pontinho extra por ter um perfil de macronutrientes mais bem distribuído.

Bebida láctea com proteína: nota 3,5 de 10.

#12 Bebida proteica com whey

A terceira bebida proteica ficou melhor que as demais por ter menos ingredientes “esquisitos”. No entanto, nenhuma bebida proteica ficou tão bem no ranking.

Bebida proteica 2: nota 3,7 de 10.

#11 Torradinha multi grãos

A torradinha multi grãos até tem uma boa lista de ingredientes. No entanto, você estará comendo apenas carboidratos, praticamente, quase nada de proteína e zero gordura. Essas torradas também costumam ser pobres em vitaminas e minerais.

Fique atento à quantidade de fibras nessas torradinhas. Quanto mais, melhor, nesse caso.

Torradinha multi grãos: nota 3,7 de 10.

#10 Barra de proteína com whey

Barrinha de proteína é saudável ne? Muito cuidado… algumas são cheias de conservantes, xaropes de glicose, gorduras vegetais, e mais um monte de coisa estranha.

Além disso essa marca que analisamos tem um perfil ruim de gorduras, com muito ômega-6 para pouco ômega-3, e também nada de fibra.

Barra de proteína com whey: nota 4,3 de 10.

#9 Mix de frutas secas

Mix de frutas secas é sem dúvidas uma opção muito natural, o que é bom. No entanto, não é um lanchinho bom em proteínas e também pode ser baixo em fibras, dependendo de quais frutas são usadas.

Ainda, um fator preocupante é o “efeito amendoim”, quando a gente começa a comer uma coisa e não quer parar. O mix de frutas é um perigo pra isso.

Mix de frutas secas: nota 4,5 de 10.

#8 Salgadinho sabor azeite e ervas

Existem algumas marcas que fazem uns salgadinhos com uma pegada “integral”, “orgânico” e tal. E isso é bom, de fato é melhor que o biscoito de maisena que vimos.

No entanto, alguns pontos para ficar atento:

1) Proteínas e fibras – alguns salgadinhos são bem pobres.

2) Vitaminas e minerais – a maioria não vai ter quase nada.

Salgadinho sabor azeite e ervas: nota 4,7 de 10.

#7 Barrinha de cereal

Barrinha de cereal pode ser muito bom… mas leia a lista de ingredientes! Essa marca que analisamos tem uma lista assustadora.

Outro ponto importante é o índice glicêmico. A maioria das barrinhas vai usar farinha de trigo, xarope de glicose, frutose, dentre outros carboidratos simples, o que não é nada legal, especialmente para quem quer perder ou manter o peso.

Barrinha de cereal: nota 5,2 de 10.

#6 Snack mini cookies sabor chocolate

Analisamos outro snack de uma marca conhecida por fazer produtos naturais. De fato os ingredientes são bons, então basta analisar outras coisas.

Esses snacks são quase sempre pobres em proteínas e vitaminas. Alguns têm fibras, o que é bom.

Fique atento para a fonte das gorduras. “Gordura vegetal” na lista de ingredientes normalmente não é bom sinal.

Snack mini cookies: nota 5,3 de 10.

#5 Mix de castanhas

Mix de castanhas é muito natural e uma boa fonte de gorduras saudáveis. Os pontos para se ter maior atenção, são:

1) Normalmente são pobres em proteínas.

2) Efeito amendoim: você não vai querer parar de comer, e nunca deixa satisfeito. Um lanche ideal deveria ser o suficiente para saciar a fome, e as castanhas sempre fazem você querer mais. E o preço não é tão agradável assim, né.

Mix de castanhas: nota 6,3 de 10.

#4 Barrinha de nozes e castanhas

Analisamos uma marca que faz uma barrinha muito boa de nozes e castanhas. É quase tão natural quanto comer as castanhas puras.

Por ser um produto fechado, você acaba não comendo descontroladamente, por isso essa barrinha ganhou uns pontos no “efeito amendoim” e no quesito deixar satisfeito.

Barrinha de nozes e castanhas: nota 6,5 de 10.

#3 Shake de marca 1

Shakes substitutos de refeição podem ser uma boa opção de lanche, mas é preciso analisar muito bem antes de escolher um.

A proposta deles é sempre similar: fornecer uma quantidade boa de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. E praticamente todos são pobres em gorduras, o que não é inteligente, afinal, se você vai substituir uma refeição, é preciso ter goduras saudáveis!

Mas é bom lembrar que nosso corpo precisa de comida e não apenas de nutrientes isolados. E esse é o grande problema com alguns shakes.

É só você ver a lista de ingredientes. A maioria tem: maltodextrina, frutose, proteína isolada, gordura vegetal, vitaminas isoladas. Falta “comida de verdade”, e alguns ingredientes como malto e frutose são péssimos, especialmente se seu objetivo é perda de peso.

O primeiro shake que analisamos ficou em terceiro lugar por conta dos ingredientes utilizados, que não são os melhores para se fazer uma refeição de verdade.

Shake de marca 1: nota 6,8 de 10.

#2 Shake de marca 2

O segundo shake já é bem melhor que o primeiro em questão de ingredientes – mais ainda não é o ideal, especialmente pelos adoçantes artificiais usados.

Também perdeu alguns pontos no quesito gordura e distribuição de macros, por ter poucas gorduras saudáveis e uma quantidade baixa de carboidratos bons.

Shake de marca 2: nota 8,7 de 10.

#1 SuperShake 2S

O SuperShake 2S ficou no topo do ranking, pois ele foi desenvolvido com a sua saúde em mente.

O nosso SuperShake é feito com ingredientes naturais e menos processado quanto possível para chegarmos em uma fórmula que forneça todos os nutrientes que o corpo humano precisa, na medida ideal.

Proteínas completas, gorduras saudáveis (ômega-3 e 6 numa proporção ideial), carboidratos de absorção lenta, fibras saudáveis para o intestino.

Enfim, o SuperShake foi desenvolvido com a saúde das pessoas em mente. Por isso ele chegou no topo do nosso ranking.

SuperShake 2S: nota 10 de 10.

Conclusão

Nesse post você viu 15 alimentos “saudáveis”, sendo que alguns não são tão saudáveis assim, como vimos.

O mais importante é você saber o que está comendo. Por isso recomendamos que você aprenda a ler uma lista de ingredientes e tabela nutricional, para não se enganar na próxima vez que for ao mercado.

Agora, se você quer um alimento completo que pode ser consumido como lanche, café da manhã, almoço, janta, ou do jeito que você quiser, te convidamos a conhecer o SuperShake, o alimento completo feito em 1 minuto.

Clique aqui para conhecer.

Nesse link você encontra todas as notas da nossa análise, com links de referência.

Deixe uma resposta

Open chat